terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Governo boliviano denuncia atentados ocorridos nesta segunda-feira

De Rádio Café Stéreo - por RNV/agências - tradução livre desse blog
.
O ministro de Governo, Alfredo Rada, fez esse pronunciamento, logo depois que a sede da Central Obrera Boliviana sofrera, nas primeiras horas da manhã, um atentado a bomba que causou danos na infra-estrutura física do prédio.

Ouça o pronunciamento direto na página da Rádio Café Stéreo.

O Governo da República da Bolívia denunciou, nesta segunda-feira, o surgimento de uma organização terrorista dentro de suas fronteiras, logo após a sede da Central Obrera Boliviana, na cidade de La Paz, ter sofrido, nas primeiras horas da manhã, um atentado a bomba que causou apenas danos materiais.

O ministro de Governo, Alfredo Rada, o encarregado de divulgar essa informação, declarou que esse fato se soma a outros eventos similares ocorridos nos últimos dias.

Na sede da Central Obrera da Bolívia, o explosivo danificou a edificação, gerando destroços, em particular sobre a moradia que ocupa o dirigente da entidade sindical, Pedro Montes, que naquele momento não se encontrava no local e que já havia denunciado ter recebido diversas ameaças de morte em seu celular, as quais indicou serem provenientes da direita boliviana.

As autoridades informaram que o explosivo que foi detonado na COB, se tratava de um cartucho de dinamite com pavio lento, que foi atirado por pessoas desconhecidas.

Anteriormente, no sábado, a residência do constituinte Carlos Romero, do Movimento ao Socialismo (MAS) por Santa Cruz, foi atingida por um explosivo assim como um incêndio na fachada da mesma, que de acordo com as declarações do dirigente, havia se originado de movimentos extremistas que reivindicam a autonomia dessa região.

Da mesma forma, no domingo foram encontrados dois cartuchos de dinamite que não detonaram, os quais foram atirados nas redondezas de um hotel onde o Presidente Evo Morales costuma se hospedar quando visita a região de Santa Cruz.

Entre as causas atribuídas a estes atentados terroristas, está a de gerar instabilidade entre a população e um clima de insegurança, vez que existem setores interessados em sabotar o processo constituinte na Bolívia, assim como o diálogo entre o governo e a oposição para aliviar o conflito entre as partes.