domingo, 2 de dezembro de 2007

Centros de Votação Iniciam Auditorias nas Mesas Sorteadas (Venezuela)

Por Agência Bolivariana de Notícias

Os centros de votação para o referendo que já encerraram o processo de votação começaram as auditorias das mesas eleitorais sorteadas para tal atividade e como indica o Conselho Nacional Eleitoral (CNE).

No Liceu Andrés Bello, em Caracas, onde foram instaladas 21 mesas de votação, foram selecionadas aleatoriamente 5 mesas que serão auditadas.

No processo de auditoria, uma vez fechado o centro de votação, são verificados os votos introduzidos nas urnas e comparados com o informe emitido pela urna eletrônica.

Nesta atividade participam os fiscais da mesa, os membros da mesa, observadores internacionais e mais os cidadãos que desejarem.

Esse processo é feito em diversos centros de votação pelo país.


Enlace Original

Presença Popular Massiva na Apuração dos Votos no Referendo na Venezuela

Encerrado o processo de votação em quase todas as mesas eleitorais na Venezuela, está em andamento o processo de apuração. Os dados dos votos eletrônicos estão sendo enviados ao Conselho Nacional Eleitoral (CNE) para a totalização.

Nos locais de votação e apuração dos votos manuais, é grande a presença popular. Tanto os partidários do “Sim”, quanto os do “Não”, convocaram seus simpatizantes a se concentrarem nos locais de apuração, para a fiscalização e garantia da lisura do processo.

É grande a presença de populares acompanhando a apuração em todas as mesas de apuração. No Colégio La Concepcion, em Prados del Este, mais de uma centena de pessoas aguardam do lado de fora a finalização da transmissão de dados ao CNE, para poderem acompanhar o escrutínio dos votos manuais.

Em todos os locais onde já está ocorrendo a apuração é massiva a presença popular em todo o país. Nos locais em que a transmissão dos dados ainda não foi encerrada, ou onde ainda existem eleitores nas filas, o número de populares aguardando para poderem acompanhar a apuração também é bastante elevado.

Apesar da massiva presença popular, onde a apuração está em andamento, os trabalhos transcorrem dentro da mais absoluta normalidade, sem registro de quaisquer distúrbios até o momento.

Espera-se que o primeiro boletim oficial do CNE seja divulgado dentro das próximas duas horas, ou assim que se encerre o processo de votação em todas as mesas em todo o país.

Ministério Público Informa 75 Prisões Por Destruição de Material Eleitoral (Venezuela)

Por Agência Bolivariana de Notícias

Às 18 horas deste domingo (horário de Caracas) haviam sido verificadas 75 detenções em todo o país (Venezuela), a maioria delas por destruição de material eleitoral. 10 denúncias foram feitas ao Ministério Público por presumíveis irregularidades no registro eleitoral e dois feridos concretamente no estado de Miranda.

A informação foi divulgada em um boletim de imprensa do Ministério Público, onde se verifica que estes casos ocorreram nos estados de Anzoátegui, Carabobo, Apure, Aragua, Barinas, Bolívar, Sucre, Vargas, dentre outros.

No caso da Região Metropolitana de Caracas foram verificados dois casos, um em Petare, na Unidade Educacional Luisa Cáceres de Arismedi, por destruição de material eleitoral e outro na Escola Fé e Alegria em 23 de Janeiro, por porte da arma de fogo.

De outro lado, através do referido boletim de imprensa, o Fiscal Geral da República, Isaías Rodríguez, informou que este sábado foram detidos Edwin Rodríguez e Luiz Granadillos, pelo caso do trabalhador da Petrocasa assassinado no estado de Carabobo.

A fiscal Yolanda Sapiain solicitou privação da liberdade dessas pessoas, pelos delitos de cumplicidade conjunta pelo homicídio qualificado.

Até o momento existem três pessoas presas e, de acordo com as investigações criminais, existe a presunção de que estas últimas pessoas também participaram do ocorrido.

Reuters Desrespeita a Proibição de Divulgação de Pesquisas de Boca de Urna na Venezuela

A agência de notícias Reuters desrespeitou a proibição de divulgação de pesquisas de boca de urna acerca do referendo na Venezuela antes da divulgação do primeiro boletim oficial.

Segundo a agência, três pesquisas de boca de urna, cujos números não foram revelados, apontam uma vitória do “Sim” por uma margem de aproximadamente 8 a 10 pontos.

Para tentar legitimar sua atitude, a agência atribui as informações a membros do governo, cujos nomes também não revelou.

Votação no Referendo Venezuelano se Encerra Sem Conflitos

Com Informações de Globovision

Encerrado o processo de votação do referendo sobre a reforma constitucional na Venezuela, foram registradas apenas 45 detenções, sem ocorrências que comprometessem a votação ou o direito de voto dos eleitores. Foram registrados problemas também em aproximadamente 70 máquinas de votação, que foram prontamente substituídas por outras em perfeito funcionamento, tendo ainda sobra de máquinas para reposição até o encerramento dos trabalhos das mesas de votação.

Por medida de segurança, estão suspensas as reuniões públicas. Tal medida foi tomada para impedir qualquer possibilidade de desenvolvimento de qualquer plano de desestabilização, como o anunciado por setores oposicionistas, sobretudo as declarações da liderança do partido Premero Justicia, ou os planos divulgados da operação Tenazes.

Principais lideranças dos dois Blocos adversários demonstram tranqüilidade com o desenvolvimento da votação e a atuação da fiscalização e do CNE.

Sem registros de qualquer ocorrência, é comentário geral que o referendo, qualquer que seja o resultado, foi uma vitória da democracia venezuelana, que estaria dando “uma lição de democracia ao mundo”.

Com a proibição de divulgação de prognósticos sobre o referendo antes do anúncio do primeiro boletim a ser emitido pelo Conselho Nacional Eleitoral, fica a expectativa acerca do resultado. Entretanto, é possível que as primeiras parciais sejam divulgadas nas próximas horas, sendo possível conhecer o resultado final até a manhã desta segunda feira.

Com o anúncio do presidente Chavez e de setores da própria oposição, que prometeram reconhecer qualquer resultado do referendo como legítimo, aliado à ausência de qualquer confronto durante as votações, espera-se que o anúncio final transcorra sob a mais absoluta normalidade. No entanto, espera-se uma comemoração de grande euforia por parte do bloco defensor da proposta que saia vitoriosa do referendo, em razão da grande mobilização popular dos últimos dias e da grande participação e entusiasmo dos eleitores durante o referendo.

Independente do resultado, o referendo venezuelano já faz parte da história da democracia mundial, como um marco importante da democracia popular e participativa, do protagonismo popular no exercício do poder.

O Presidente Chavez felicitou o povo venezuelano pela jornada eleitoral e disse que acatará os resultados, sejam quais forem

O Presidente Chavez felicitou o povo venezuelano pela jornada eleitoral e disse que acatará os resultados, sejam quais forem.

O Presidente da República, Hugo Chavez, ao exercer seu direito de voto, felicitou o povo venezuelano pela jornada desse domingo e assegurou que acatará os resultados, sejam quais forem.

Afirmou o Chefe de Estado que o processo eleitoral, por si mesmo, é uma grande vitória para a pátria.

Ressaltou que o processo é muito rápido e seguro.

Declarou que a Constituição não pode ser modificada em nada sem uma consulta ao povo e que será cumprida a decisão popular, que os derrotados aceitem o resultado para seguir vivendo em paz.

População Venezuelana Contraria Discurso Terrorista da Oposição

.
A votação no referendo sobre a reforma constitucional na Venezuela prossegue sem maiores incidentes. A população compareceu em grande número aos locais de votação horas antes da abertura do processo eleitoral, sem registro de qualquer tumulto ou confronto entre partidários do “sim” e do “não”.

Está havendo um pequeno atraso no processo de votação, o que tem gerado algumas filas, em razão da captação conjunta de votos por meio eletrônico e impresso. Apesar disso, não há registro de descontentamento da população, que vê a dupla captação do voto como uma garantia absoluta de lisura no resultado final do referendo.

O processo de votação que, segundo o Conselho Nacional Eleitoral, é absolutamente seguro e à prova de fraudes, é apontado por observadores e por setores da própria imprensa, como uma demonstração de fortalecimento e uma vitória incontestável do CNE.

Registra-se a participação de fiscais e partidários do Bloco do “Sim” e do Bloco do “Não” em todas as mesas de votação, sem que nenhuma denúncia tenha sido encaminhada à fiscalização geral do referendo até o momento.

Segundo o diretor geral da emissora de TV oposicionista, Globovision, a população tem comparecido aos locais de votação e exercido o seu direito de voto com absoluto entusiasmo, independente do lado pelo qual estão votando. Ainda segundo o diretor da emissora, que deu suas declarações a partir de um dos principais locais de votação, parece que a população entendeu a importância do seu voto, que esse referendo, independente do resultado, será uma grande vitória da democracia.

Segundo o CNE, o comparecimento aos locais de votação é massivo, demonstrando um grande interesse da população pelo referendo, o que contraria as previsões de analistas dadas até uma semana antes da votação. Para o CNE, esse é um importante passo no processo de consolidação da democracia na Venezuela.

Autoridades, personalidades e partidários de ambos os blocos, desde o início da manhã, estão conclamando a população a votar. Todas as declarações apontam num rumo de absoluta normalidade, sem qualquer tipo de incitação à violência, contrariando as intenções demonstradas por alguns setores da oposição durante essa última semana.

Para o vice-presidente venezuelano, Jorge Rodríguez, “mais uma vez o povo venezuelano está dando uma lição aos violentos e dizendo que quer democracia e voto” e que “cada vez que ocorre um processo eleitoral é como um antídoto contra a violência e contra quem quer impor uma agenda das minorias”. “Em nenhum lugar se consulta tanto o povo”, concluiu Rodríguez.

Em razão do clima de entusiasmo da população e da normalidade que toma conta da votação, espera-se que nenhum dos lados tenha ambiente para discursos golpistas ou tentativas de ruptura com a institucionalidade na Venezuela. Ao que tudo indica, o resultado do referendo, independente de qual dos lados saia vitorioso, será uma grande vitória da democracia popular.

Chavez diz Reconhecer Vitória dos Adversários no Caso de uma Eventual Vitória do Não

Com informações da Globovision

Nesse sábado, o presidente venezuelano Hugo Chavez declarou que “caso venhamos a perder por alguma fatalidade, nós reconheceremos o triunfo de nossos adversários”.

A declaração de Chavez é dada na véspera do referendo, após a oposição se unir convocando a população a votar contra a reforma constitucional.

Nos últimos dias foram divulgadas inúmeras pesquisas sobre a intenção de voto no referendo, com resultados que vão desde vitória com uma pequena folga pelo “sim”, até um empate técnico com pequena vantagem para o “não”.

Segundo representantes do Conselho Nacional Eleitoral e de entidades de vários setores, tanto da oposição quanto da situação, a expectativa de abstenção no referendo caiu para cerca de apenas 10%. Tal queda pode ser resultado da intensificação das campanhas de ambos os lados, como pode ser fruto de uma preocupação da população com os futuros do país, diante da forte radicalização dos últimos dias.

As declarações de Chavez derrubam por terra o discurso golpista da oposição, de que Chavez não aceitaria uma eventual derrota no plebiscito.

A promessa de Chavez de aceitar o resultado do referendo, qualquer que seja tal resultado, contrasta com o discurso de parte da oposição que continua pregando o golpe de Estado. Alguns grupos oposicionistas dizem que só aceitaram a vitória do “não” como resultado do referendo, ameaçando com violenta reação contra uma suposta fraude, caso o “sim” seja vitorioso. Ao mesmo tempo, no encerramento da campanha do “não”, nessa quinta-feira, a promessa foi de não aceitar a legitimidade do referendo, afirmando que o Bloco do “não” realizará intensas mobilizações alegando fraude, tão logo seja anunciado o resultado oficial do referendo.

Algumas conclusões básicas podem ser tiradas de tal realidade: 1 – a oposição reconhece a superioridade popular em apoio à reforma constitucional; 2 – o resultado esperado do referendo é tido pela oposição como a melhor desculpa para uma nova tentativa de um golpe de Estado; 3 – a oposição venezuelana se recusa terminantemente a aceitar o resultado da vontade popular que não seja coincidente com os seus desejos.

Seja qual for o resultado do referendo, caso a vontade popular prevaleça contra qualquer mobilização golpista, terá havido na Venezuela uma histórica vitória da democracia popular, com um processo constituinte revestido da mais direta participação e manifestação da vontade do povo. E dentre os principais pontos da proposta de reforma constitucional, o principal item estará consolidado, que é a criação do poder popular, pois é a vontade popular que definirá a entrada em vigor, ou não, da nova realidade constitucional da Venezuela.

Invariavelmente, à oposição venezuelana restará a marca da tentativa de impedir que a população manifestasse sua vontade pelo voto direto. E, também invariavelmente, restará ao governo Chavez, a marca de ter garantido a participação popular na Decisão Política Fundamental do país, mesmo contra a vontade da oposição, da mídia e dos grandes grupos econômicos internacionais, consolidando o seu projeto da “Revolução Bolivariana” que prevê, como ponto central, a participação e o exercício direto do poder, por meio da vontade popular.