quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Imprensa Popular Colombiana é Censurada

Desde o dia 31 de outubro de 2007, os governos dos Estados Unidos e da Colômbia conseguiram tirar do ar a página da ANNCOL - Agência de Notícias Nova Colômbia, que já possuía sede na Bélgica como precaução, para garantir a segurança de seus membros contra ataques dos assassinos do Governo colombiano e dos para-militares de direita.

Tal ataque foi apenas mais um, dentre inúmeros outros já registrados contra a página da ANNCOL. Porém, é o mais longo período em que, agentes especializados em espionagem e sabotagens cibernéticas, conseguem manter a página da ANNCOL fora do ar.





Além da ANNCOL, em razão do total bloqueio de seus mecanismos de comunicação, suas representações em todo o mundo também estão sem condições de publicação de notícias e informações, o que gera grande preocupação, visto que era o principal meio de comunicação pelo mundo, acerca dos fatos e eventos envolvendo o conflito colombiano.

Há, nesse momento, grande preocupação quanto a segurança de correspondentes da ANNCOL em território colombiano, bem como, de possíveis atos de maior envergadura por parte de forças do governo, com apoio dos norte-americanos, contra populações civis de zonas rurais da Colômbia, em razão da ausência de canais de comunicação de grande alcance capazes de denunciar os possíveis abusos e eventuais crimes.

Além da ANNCOL, outro grande veículo de informação de origem popular, a rádio Café St
éreo também foi tirada do ar, sendo veiculada em sua antiga freqüência, atualmente, a rádio uruguaia El Mundo Real.

A substituição, promovida de forma arbitrária e ilegal, pelo governo Uribe com apoio estadunidense, ocorreu no último dia 02 de novembro, mas só veio a público nesse dia 14, em razão da ausência de veículos que fizessem a sua divulgação.

Durante o mesmo período em que a ANNCOL permaneceu fora do ar, também a página das FARC-EP sofreram inúmeros ataques, conseguindo restabelecer-se, ainda com algumas dificuldades, apenas nesse dia 14 de novembro.

Tais ataques, coincidem com o momento em que o presidente colombiano, Alvaro Uribe Velz, profere alguns dos mais severos ataques contra os insurgentes em seus discursos, conflitando com a imagem que tenta passar ao mundo de disposição ao diálogo e às negociações.

Trata-se de uma das mais diretas e abertas ações de censura e sabotagens contra os veículos de comunicação populares relacionados à Colômbia já vistos nos últimos anos, com ataques simultâneos e diretos aos três principais órgãos de comunicação, o que deve causar grande temor e reação nos próximos dias.

Nos próximos dias, esperamos ter maiores informações e a recuperação da capacidade de divulgação de fatos e eventos acerca do conflito colombiano. No momento, todas as preocupações concentram-se no restabelecimento do funcionamento da página da ANNCOL e de toda a sua rede de comunicação, como também em formas de recolocar no ar a rádio Café Stéreo.

Por ora, resta como única opção de informação interna do conflito colombiano a versão on-line da rádio
Café Stéreo, que ainda não sabemos quanto tempo permanecerá no ar até que um dos ataques seja bem sucedido.

Um comentário:

Anônimo disse...

pois é... e a grande midia brasileira não fala disso