segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Representante do Bloco do "Não" Pede Paciência Para o Anúncio Oficial e se Compromete com o Resultado do Referendo

.
O representante do Podemos, partido do Bloco do “Não”, Ismael Garcia, se disse sensibilizado pelas declarações do vice-presidente venezuelano de que aceitariam o resultado do referendo, independente de qual o resultado.

Garcia pediu aos fiscais e partidários de seu bloco que aguardem pacientemente os resultados do referendo nos locais de votação e apuração. Segundo Garcia, é preciso respeitar o resultado, seja qual for tal resultado.

“O CNE pode ter o tempo que considere necessário, nós não temos nenhuma pressa, o que queremos é que anunciem os resultados exatamente como foram expressos nas urnas e máquinas de votação e nós estamos seguros de que assim será”, afirmou Garcia.

Garcia, que é o Secretário Geral do Bloco do “Não”, comprometeu-se em aceitar o resultado, seja ele qual for, assim como fizeram Chavez e o vice-presidente venezuelano.

Garcia disse ter apresentado uma proposta, junto ao CNE, na tarde desse domingo, em que pede que os representantes dos dois blocos se sentem às negociações antes do anúncio oficial dos resultados.

Com esse posicionamento do Podemos, que é entendido como um posicionamento do Bloco do “Não” espera-se um ambiente tranqüilo quando do anúncio do resultado final do referendo.

Além disso, é necessário ressaltar que tais declarações foram dadas após o vazamento pela Reuters de resultados de pesquisas de boca de urna, mesmo contrariando a legislação eleitoral venezuelana, que dariam a vitória ao “Sim”, com vantagem que varia entre 7 e 10 pontos.

Apesar de ser apontada como a mais apertada vitória de Chavez em todo o seu período de governo, com o ambiente de tranqüilidade que marcou o processo de votação e o posicionamento liderado pelo representante do Podemos, espera-se que o resultado final do referendo seja anunciado sem qualquer incidente ou manifestação violenta.

Tal caminho reforça o ambiente de vitória da democracia venezuelana, que se consolida de forma definitiva com o exercício da participação popular nesse processo de reforma constitucional, representando um marco na história do país e do mundo no que se refere a democracia popular.

Nenhum comentário: