domingo, 2 de dezembro de 2007

Votação no Referendo Venezuelano se Encerra Sem Conflitos

Com Informações de Globovision

Encerrado o processo de votação do referendo sobre a reforma constitucional na Venezuela, foram registradas apenas 45 detenções, sem ocorrências que comprometessem a votação ou o direito de voto dos eleitores. Foram registrados problemas também em aproximadamente 70 máquinas de votação, que foram prontamente substituídas por outras em perfeito funcionamento, tendo ainda sobra de máquinas para reposição até o encerramento dos trabalhos das mesas de votação.

Por medida de segurança, estão suspensas as reuniões públicas. Tal medida foi tomada para impedir qualquer possibilidade de desenvolvimento de qualquer plano de desestabilização, como o anunciado por setores oposicionistas, sobretudo as declarações da liderança do partido Premero Justicia, ou os planos divulgados da operação Tenazes.

Principais lideranças dos dois Blocos adversários demonstram tranqüilidade com o desenvolvimento da votação e a atuação da fiscalização e do CNE.

Sem registros de qualquer ocorrência, é comentário geral que o referendo, qualquer que seja o resultado, foi uma vitória da democracia venezuelana, que estaria dando “uma lição de democracia ao mundo”.

Com a proibição de divulgação de prognósticos sobre o referendo antes do anúncio do primeiro boletim a ser emitido pelo Conselho Nacional Eleitoral, fica a expectativa acerca do resultado. Entretanto, é possível que as primeiras parciais sejam divulgadas nas próximas horas, sendo possível conhecer o resultado final até a manhã desta segunda feira.

Com o anúncio do presidente Chavez e de setores da própria oposição, que prometeram reconhecer qualquer resultado do referendo como legítimo, aliado à ausência de qualquer confronto durante as votações, espera-se que o anúncio final transcorra sob a mais absoluta normalidade. No entanto, espera-se uma comemoração de grande euforia por parte do bloco defensor da proposta que saia vitoriosa do referendo, em razão da grande mobilização popular dos últimos dias e da grande participação e entusiasmo dos eleitores durante o referendo.

Independente do resultado, o referendo venezuelano já faz parte da história da democracia mundial, como um marco importante da democracia popular e participativa, do protagonismo popular no exercício do poder.

Nenhum comentário: