domingo, 2 de dezembro de 2007

População Venezuelana Contraria Discurso Terrorista da Oposição

.
A votação no referendo sobre a reforma constitucional na Venezuela prossegue sem maiores incidentes. A população compareceu em grande número aos locais de votação horas antes da abertura do processo eleitoral, sem registro de qualquer tumulto ou confronto entre partidários do “sim” e do “não”.

Está havendo um pequeno atraso no processo de votação, o que tem gerado algumas filas, em razão da captação conjunta de votos por meio eletrônico e impresso. Apesar disso, não há registro de descontentamento da população, que vê a dupla captação do voto como uma garantia absoluta de lisura no resultado final do referendo.

O processo de votação que, segundo o Conselho Nacional Eleitoral, é absolutamente seguro e à prova de fraudes, é apontado por observadores e por setores da própria imprensa, como uma demonstração de fortalecimento e uma vitória incontestável do CNE.

Registra-se a participação de fiscais e partidários do Bloco do “Sim” e do Bloco do “Não” em todas as mesas de votação, sem que nenhuma denúncia tenha sido encaminhada à fiscalização geral do referendo até o momento.

Segundo o diretor geral da emissora de TV oposicionista, Globovision, a população tem comparecido aos locais de votação e exercido o seu direito de voto com absoluto entusiasmo, independente do lado pelo qual estão votando. Ainda segundo o diretor da emissora, que deu suas declarações a partir de um dos principais locais de votação, parece que a população entendeu a importância do seu voto, que esse referendo, independente do resultado, será uma grande vitória da democracia.

Segundo o CNE, o comparecimento aos locais de votação é massivo, demonstrando um grande interesse da população pelo referendo, o que contraria as previsões de analistas dadas até uma semana antes da votação. Para o CNE, esse é um importante passo no processo de consolidação da democracia na Venezuela.

Autoridades, personalidades e partidários de ambos os blocos, desde o início da manhã, estão conclamando a população a votar. Todas as declarações apontam num rumo de absoluta normalidade, sem qualquer tipo de incitação à violência, contrariando as intenções demonstradas por alguns setores da oposição durante essa última semana.

Para o vice-presidente venezuelano, Jorge Rodríguez, “mais uma vez o povo venezuelano está dando uma lição aos violentos e dizendo que quer democracia e voto” e que “cada vez que ocorre um processo eleitoral é como um antídoto contra a violência e contra quem quer impor uma agenda das minorias”. “Em nenhum lugar se consulta tanto o povo”, concluiu Rodríguez.

Em razão do clima de entusiasmo da população e da normalidade que toma conta da votação, espera-se que nenhum dos lados tenha ambiente para discursos golpistas ou tentativas de ruptura com a institucionalidade na Venezuela. Ao que tudo indica, o resultado do referendo, independente de qual dos lados saia vitorioso, será uma grande vitória da democracia popular.

Nenhum comentário: